
Com o intuito de igualar o sistema de ensino no Brasil, o Ministério da Educação lançou a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A Base, determina todos os direitos de aprendizagem de todo aluno que está cursando a educação básica brasileira.
A Base compreende algumas competências e habilidades que devem ser estimuladas ao longo da formação dos estudantes, desde a educação infantil ao ensino médio. Para que isso aconteça, é preciso que os educadores saibam o que, de fato, essas habilidades e competências significam, a importância e como trabalhá-las na escola.
Mas afinal, o que são as competências?
Para a elaboração da BNCC, competência foi considerada sendo como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para que os jovens brasileiros consigam resolver todas as demandas do cotidiano no exercício da cidadania e no mundo do trabalho.
10 competências gerais da BNCC e como desenvolvê-las
Conhecimento
Estudar o ontem, para compreender o hoje e construir o amanhã. Valorizar e utilizar os conhecimentos históricos, social, cultural e digital, para entender e explicar a realidade para a construção de uma sociedade justa, inclusiva e democrática.
Pensamento científico, crítico e criativo
Analisar, testar, resolver problemas e pensar em soluções. Promova debates sobre o que os alunos acham em diferentes temas. Deixe que eles usem a criatividade e imaginação para pensar em diferentes soluções para diversos desafios do mundo.
Repertório cultural
Os alunos devem conhecer e valorizar as culturas mundiais existentes. Explore as expressões de arte, culturas de diversos países e a música.
Comunicação
Aqui o aluno deverá utilizar linguagens para compartilhar informações, ideias, e experiências em diferentes contextos. As linguagens podem ser verbais, corporais, digitais, sonora ou visuais.
Cultura digital
Ensine o aluno a usar a tecnologia a seu favor. Explore as diferentes tecnologias nos processos de composição artística. Deixe ele ser um criador de conteúdo digital, buscando e resolvendo problemas.
Trabalho e projeto de vida
Trabalhe com o aluno as escolhas individuais ao seu projeto de vida com total liberdade e responsabilidade. Faça com que ele aprenda a fazer escolhas na vida profissional e pessoal.
Argumentação
Respeite e promova os direitos humanos, a consciência ambiental, a ética e o consumo responsável. Defenda ideias e opiniões com base em fatos, informações e dados sólidos.
Autoconhecimento e autocuidado
Essa competência contribui sobre a construção de valores e vivências sociais. Apreciar e cuidar da saúde física, mental e emocional , reconhecendo as próprias emoções e as dos outros, entendendo o seu local na sociedade.
Empatia e cooperação
Promova um diálogo com os alunos e mostre que eles vivem em sociedade e com isso ele precisa desenvolver habilidades de convívio humano como a cooperação e empatia, respeitando a diversidade, identidades e culturas sem nenhum preconceito.
Responsabilidade e autonomia
O aluno deve saber que ele terá de agir, não só na vida adulta, com responsabilidade, autonomia, flexibilidade, determinação, tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Com a evolução da tecnologia, consumir e produzir conteúdos nunca foi tão acessível, por isso a escola precisa ter uma nova postura no ensino.
Trabalhar com as competências e habilidades da BNCC na escola fará com que o aluno esteja preparado para enfrentar as situações reais da vida, isso vai torná-lo capaz de pensar soluções reais para seus problemas e vivências.