10 competências gerais da BNCC e como trabalhá-las - Smart School Comunicação escolar
BNCCEducação

10 competências gerais da BNCC e como trabalhá-las

Com o intuito de igualar o sistema de ensino no Brasil, o Ministério da Educação lançou a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A Base, determina todos os direitos de aprendizagem de todo aluno que está cursando a educação básica brasileira.  

A Base compreende algumas competências e habilidades que devem ser estimuladas ao longo da formação dos estudantes, desde a educação infantil ao ensino médio. Para que isso aconteça, é preciso que os educadores saibam o que, de fato, essas habilidades e competências significam, a importância e como trabalhá-las na escola. 

 

Mas afinal, o que são as competências?

Para a elaboração da BNCC, competência foi considerada sendo como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para que os jovens brasileiros consigam resolver todas as demandas do cotidiano no exercício da cidadania e no mundo do trabalho. 

10 competências gerais da BNCC e como desenvolvê-las

Conhecimento

Estudar o ontem, para compreender o hoje e construir o amanhã. Valorizar e utilizar os conhecimentos históricos, social, cultural e digital, para entender e explicar a realidade para a construção de uma sociedade justa, inclusiva e democrática.

Pensamento científico, crítico e criativo 

Analisar, testar, resolver problemas e pensar em soluções. Promova debates sobre o que os alunos acham em diferentes temas. Deixe que eles usem a criatividade e imaginação para pensar em diferentes soluções para diversos desafios do mundo. 

Repertório cultural 

Os alunos devem conhecer e valorizar as culturas mundiais existentes. Explore as  expressões de arte, culturas de diversos países e a música. 

Comunicação

Aqui o aluno deverá utilizar linguagens para compartilhar informações, ideias, e experiências em diferentes contextos. As linguagens podem ser verbais, corporais, digitais, sonora ou visuais. 

Cultura digital

Ensine o aluno a usar a tecnologia a seu favor. Explore as diferentes tecnologias nos processos de composição artística. Deixe ele ser um criador de conteúdo digital, buscando e resolvendo problemas.

Trabalho e projeto de vida 

Trabalhe com o aluno as escolhas individuais ao seu projeto de vida com total liberdade e responsabilidade. Faça com que ele aprenda a fazer escolhas na vida profissional e pessoal. 

Argumentação

Respeite e promova os direitos humanos, a consciência ambiental, a ética e o consumo responsável. Defenda ideias e opiniões com base em fatos, informações e dados sólidos. 

Autoconhecimento e autocuidado 

Essa competência contribui sobre a construção de valores e vivências sociais. Apreciar e cuidar da saúde física, mental e emocional , reconhecendo as próprias emoções e as dos outros, entendendo o seu local na sociedade. 

Empatia e cooperação 

Promova um diálogo com os alunos e mostre que eles vivem em sociedade e com isso ele precisa desenvolver habilidades de convívio humano como a cooperação e empatia, respeitando a diversidade, identidades e culturas sem nenhum preconceito.

Responsabilidade e autonomia

O aluno deve saber que ele terá de agir, não só na vida adulta, com responsabilidade, autonomia, flexibilidade, determinação, tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

Com a evolução da tecnologia, consumir e produzir conteúdos nunca foi tão acessível, por isso a escola precisa ter uma nova postura no ensino. 

Trabalhar com as competências e habilidades da BNCC na escola fará com que o aluno esteja preparado para enfrentar as situações reais da vida, isso vai torná-lo capaz de pensar soluções reais para seus problemas e vivências. 

 

Deixe uma resposta