Como comemorar o dia do índio na escola  - Smart School Comunicação escolar
BNCCDicasEducação

Como comemorar o dia do índio na escola 

É parte das comemorações anuais da rede de ensino do brasil a comemoração do dia do índio, a data é uma forma de valorizar a cultura dos que formaram nosso país. A comemoração do dia do índio também reflete a fala sobre a natureza, riqueza linguística e cultural, resistência e diversos outros temas. 

No Brasil, o dia do índio foi instituído em 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas, que exercia o poder de forma autoritária no chamado Estado Novo.

Você já sabe como comemorar essa data na sua escola? Preparamos 05 atividades para educar os alunos sobre o tema. 

Indígenas no Brasil 

Segundo o último censo do IBGE, existem cerca de 900 mil indígenas no Brasil, sendo 57,7% deles vivendo em terras indígenas. A distribuição do território segue: 

  • Sul: 9,2%

  • Sudoeste: 12% 

  • Centro-oeste: 16%

  • Nordeste: 25,5% 

  • Norte: 37,4%

Ainda, segundo a pesquisa, os indígenas são divididos entre 305 etnias e 274 línguas. 

Com isso, podemos ver que a diversidade é grande e o dia do índio poderá ser bem desenvolvido na escola. Separamos algumas dicas para te ajudar: 

1 – Fale sobre o dia 

É importante contextualizar sobre o dia e mostrar aos alunos porque os povos indígenas tem uma data só pra eles. Use livros que contem histórias sobre os povos indígenas e trabalhe o assunto em sala de aula. Abra o olhar dos pequenos para uma diversidade cultural inclusiva na sociedade. 

2 – Ensine com a culinária 

A culinária também pode estimular uma conversa sobre a biodiversidade e o trabalho de agricultura que os indígenas trazem há milhares de anos. Mostre aos alunos que muitas comidas que eles consomem vieram da cultura indígena, como o bolo de milho, mandioca, tapioca, pipoca, frutas, legumes e verduras. Que tal reproduzir alguma receita em sala de aula com eles? 

3 – Faça um jogo: o curumim vai pra Oca
Que tal fazer um jogo divertido com as crianças? Distribua os bambolês aleatoriamente pelo chão. As crianças devem caminhar entre os arcos e ao sinal do professor “Curumim vai pra oca”, devem entrar no arco. Os arcos devem ser suprimidos um a um a cada rodada. 

4 – Fale sobre os povos indígenas que habitam o Brasil
Apresente aos alunos alguns dos povos indígenas, fale sobre suas culturas, condições de vida, local que habitam, seus costumes, vocabulários e culinária. Depois peça para que os alunos desenvolvam um texto ou um desenho com o que aprenderam sobre o dia do índio. 

5 – História que não é contada
Que tal contar a história dos povos indígenas através de um verdadeiro indígena? 

Você sabia que os indígenas também estão no mundo digital e possuem canal no youtube? Um deles é o Cristian Wari’u do Canal Wari’u, que apresenta as diversidades dos povos indígenas de forma bem didática. Vale a pena apresentar alguns vídeos aos estudantes.

O projeto Panton Pia’ é um excelente local onde você poderá buscar conteúdos. O projeto registra e analisa narrativas orais de indígenas de Roraima. O projeto também conta com um livro lançado em 2019, o Panton Pia’: Narrativa Oral Indígena – registro na Terra Indígena São Marcos

O site Povos Indígenas no Brasil é rico em informações dos povos indígenas do Brasil.

O site Povos indígenas no Brasil – Mirim tem como objetivo apresentar a diversidade de povos, romper com a idéia de “todos os índios são iguais” e despertar o interesse e o respeito das crianças às culturas indígenas existentes no Brasil. Tudo isso escrito em linguagem acessível ao público infanto-juvenil.

Materiais gratuitos

Para finalizar, separamos também algumas atividades prontas para imprimir. Para fazer o download é só clicar aqui.

Deixe uma resposta