Educação Montessoriana - Você sabe o que é e como ela funciona?  - Smart School Comunicação escolar
DicasEducação

Educação Montessoriana – Você sabe o que é e como ela funciona? 

Criada por Maria Montessori, a educação montessoriana baseia-se na forma de educar guiado pela autonomia das crianças, através de princípios pré-estabelecidos e com a observação pontual de professores em momentos necessários. Isso faz com que a criança tenha ajuda e liberdade no desenvolvimento e formação para a vida. 

Para ter sucesso na educação montessoriana, o adulto precisa agir como um facilitador, um guia, um ajudante, assim a criança irá desenvolver total liberdade e irá sentir que ela é capaz de ter todas as habilidades sozinha, desde os primeiros anos de vida. 

 

Educação Montessoriana em prática

A educação montessoriana defende a liberdade e autonomia, assim como a não-padronização do aprendizado, pois cada criança tem suas experiências, interesses e condições cognitivas. O método, reconhece que os sentidos são essenciais para o aprendizado dos alunos. As escolas que seguem esse método investem na organização da sala de aula, sendo que tudo nesse espaço deverá ser adequado à educação infantil e de fácil acesso aos alunos. O espaço também deverá ser organizado e limpo, pois o aprendizado deverá ser construído através do tato, visão e audição. Os materiais didáticos deverão ser interessantes, educativos, coloridos, para que as crianças escolham por conta própria as tarefas que vão se engajar individualmente ou em grupo. 

As vivências em casa devem fazer parte do processo, portanto a criança pode continuar sendo educada segundo a educação montessori em casa, desde que os pais adaptem a casa e as atividades familiares de acordo com o método. 

As tarefas domésticas também podem ser adaptadas para as crianças. Os pais podem estimular as crianças a ajudarem nessas tarefas e deixá-las agirem de forma autônoma, em vez de ajudar eles a realizarem, e ensinar que elas podem fazer sozinhas. 

Para adaptar a casa é fácil e simples: os pais podem deixar alimentos e bebidas que as crianças consomem em casa e os utensílios de cozinha em armários baixos, que ela alcance para pegar e servir sozinha. Em outros espaços é possível facilitar o acesso da criança a tudo o que for essencial para ela: ter sempre um banquinho disponível no banheiro para que ela alcance a torneira e um adaptador de vaso sanitário, uma cômoda no quarto com roupas que ela consiga acessar facilmente e se vestir sozinha e uma cama baixa para que ela deite e levante sem precisar de ajuda. 

Na escola ou em casa a educação montessoriana está conquistando cada vez mais, entre pais e educadores. 

Quem foi Maria Montessori

Educadora, médica e pedagoga italiana, conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em escolas públicas e privadas mundo afora.

Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibram, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adaptou o princípio da auto-educação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático.

Representante do movimento da Educação Nova, a mesma conseguiu desenvolver suas teorias de modo amplo e abrangente. Seu método pedagógico foi implementado considerando a criança, o ambiente e o educador, tendo como foco a educação sensorial, considerada por ela, a base da educação intelectual. 

Deixe uma resposta