As incertezas do futuro para a educação- Blog Smart School
Educação

As incertezas do futuro para a educação

Educação para novas gerações

Depois de meses em aulas no formato online e híbrido, retomar as atividades presenciais após a pandemia do Covid-19 é ainda uma pergunta grande na cabeça de vários educadores.

Estima-se que em todo território brasileiro cerca de 50 milhões de estudantes da educação básica, sendo 40 milhões na rede pública, desde março de 2019, estiveram com as aulas suspensas, em decorrência da covid-19.

Sabendo que cada aluno tem sua individualidade e teve seu jeito de passar por esse período difícil, desde o emocional até as relações familiares, como receber a sala de aula como um todo sem deixar ninguém de lado?

Para começar, antes da retomada de conteúdos presenciais, é importante ter um momento de acolhimento e conversa, para se conectar com os alunos e dar o tempo para eles se adaptarem a essa nova rotina. 

Também é importante construir juntos algumas regras de distanciamento e higienização, assim fica mais fácil que os alunos vejam um sentido em tudo que ainda está sendo pedido, para que se cumpra as orientações.

Novos jeitos de usar …

Um dos principais pilares que rege a educação nos próximos anos é a tecnologia, segundo um relatório realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sobre o uso da Internet no Brasil durante uma pandemia da COVID-19: 

 

“Os recursos utilizados para acompanhamento de aulas ou atividades remotas por estudantes com 16 anos ou mais, que frequentam escolas e universidades, foi de 71% por meio de sites, redes sociais ou plataformas de videoconferência, 55% por meio de aplicativos e 29% por meio impresso. ” 

 

As novas tecnologias auxiliam no desenvolvimento de diversas habilidades e competências, e auxiliam o aluno para o futuro, principalmente no mercado de trabalho que vem se atualizando nos últimos tempos. 

O mundo mudou e tornar o ensino mais atrativo é importante nesse momento de incertezas, incentivar o aluno a ir atrás de autonomia para estudar, e se a essas novas realidades mesmo que não início seja difícil. 

Com aulas mediadas por tecnologias e ferramentas digitais, devemos sempre valorizar a experiência e as relações humanas que são essenciais para um bom convívio em qualquer âmbito, principalmente no educacional. 

Conclusão

Agora quero saber de você, como está sendo uma sua preparação para volta às aulas 2022?

Esperamos que acima de tudo você possa compreender qual o melhor caminho para seguir mesmo diante como incertezas desse momento.

Sendo assim uma Smart School quer ajudar a ter uma rotina mais organizada, podendo ter sua agenda escolar digital na palma da sua mão. 

Agora, basta escolher a melhor opção e usar os recursos que ela tem para oferecer!

Sistema Smart School Agenda Digital

Deixe uma resposta