Inclusão na educação infantil
Educação

Inclusão na Educação Infantil

Inclusão na educação infantil

Uma das maiores missões dos tempos atuais é uma educação mais justa, acessível, e de qualidade para todos, respeitando as diferenças e particularidades de cada um. 

Algumas condições particulares, que influenciam na forma como o aluno aprende e se desenvolve pode ser chamada de Necessidade Educacionais Especiais (NEE). 

Não cabe às instituições educativas fazer nenhum tipo de distinção. Seja de etnia, raça, credo, gênero, condição social ou quaisquer outras formas de discriminação.

É na fase de iniciação acadêmica, a educação infantil, que a criança fica pela primeira vez longe dos olhos dos pais ou responsável legal.

Sendo fundamental que nesse período as diferenças fiquem de lado para todos  se sentirem pertencentes ao novo local.  

Para isso, todos da escola, principalmente a parte pedagógica devem estar preparados para oferecer todo o suporte e atenção que os alunos necessitam para o momento. 

Na fase de alfabetização, devemos lembrar que todos têm a capacidade de aprender, acreditando no potencial  de cada aluno, entendendo também o tempo e a forma de aprender de cada um. 

EDUCAÇÃO PARA TODOS 

Todos os cidadãos brasileiros têm direito a educação, segundo o artigo 205 da Constituição Federal de 1988:

 “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Atualmente muitas escolas investem para que todas as crianças aprendam e se desenvolvam no mesmo ambiente, respeitando o tempo de cada uma.  

As instituições de ensino devem se comprometer em oferecer atividades que disseminam o respeito, cidadania, e aceitação uns com os outros, valores que são importantes para a formação de cidadãos éticos e respeitosos que contribuam para o desenvolvimento.  

Para crianças portadores de algum tipo de necessidade especial, a inclusão é ainda mais essencial para desenvolvimento psicossocial, desenvolvimento de linguagem, das habilidades motoras, cognitivas e emocionais. 

Nós somos seres singulares, diferentes uns dos outros, e dessa maneira aprendemos de formas diferentes, por isso estratégias devem ser adotadas para que todos tenham acesso ao aprendizado da melhor forma. 

CONCLUSÃO

Investir em estratégias de inclusão nos dias atuais é essencial para as escolas, é dever da instituição formar professores preparados para lidar com pessoas típicas e atípicas. 

O direito à educação inclusiva, com atendimento educacional especializado, deve ser ofertado não apenas na rede escolar particular, mas também nas escolas públicas.  

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