Por que ter um bom planejamento financeiro? - Smart School Comunicação escolar
DicasGestão

Por que ter um bom planejamento financeiro?

Um planejamento é primordial para o sucesso de uma escola, pois ele é um dos pilares mais importantes para uma gestão de sucesso. Nele, é possível organizar e gerenciar as finanças, potencializando os resultados. 

Controlando melhor o faturamento, é possível ter uma visão ampla sobre as despesas e investimentos de cada período.  Assim você conseguirá controlar o Caixa, suprir todas as demandas da escola e manter o Capital ao final do mês. 

Separamos os principais benefícios para implementar um planejamento financeiro eficaz em sua escola, confira!

Redução de custos

O planejamento financeiro permite que você enxergue de forma ampla as despesas da escola. Por isso é possível fazer cotações de valores com fornecedores visando melhor custo-benefício, criar novas ações para reduzir gastos fixos como contas de luz, água, internet, telefones e também entender qual consumo ainda faz sentido manter na escola. 

Planejando o futuro

O planejamento financeiro auxilia no direcionamento de decisões para futuros investimentos, como melhorias na equipe pedagógica, na gestão, na estrutura da escola, entre outros. Essa ação visa melhorar a experiência das famílias, atraindo novas matrículas e mantendo as atuais. 

‍Evitando crises 

Evite crises planejando e acompanhando o Caixa da sua escola, pois, ter um Caixa controlado te dará mais tranquilidade e independência, fazendo com que você esteja preparado para eventuais imprevistos. 

Evite a inadimplência

Com o planejamento financeiro em dia, é possível visualizar exatamente qual é o faturamento mensal, sendo assim, você conseguirá acompanhar a inadimplência de maneira mais simplificada. Com isso, será possível pensar e desenvolver ações para controlar a inadimplência e não deixar com que ela atrapalhe no desenvolvimento da sua escola. 

Manter o financeiro da escola saudável não é difícil! Basta gerenciar orçamentos, traçar metas,  considerar todos os tipos de cenário e fazer um levantamento de recursos disponíveis. 

Para te ajudar com isso, o Smart School desenvolveu uma planilha financeira, que você poderá baixar gratuitamente, clicando aqui. 

 

Deixe uma resposta